terça-feira, 19 de julho de 2016

Processador

Introdução: saiba mais sobre o processador que habita em sua placa mãe.

Definição: o processador é o componente mais importante do micro, o cérebro, como o próprio nome diz, ele que é o responsável por processar todas informações, as recebidas e enviadas, e quanto maior a potencia dele, mais rápido ele processará elas.

O processador normalmente é o componente mais caro de um computador de acordo com sua tecnologia, porém ele necessita de outros componentes para realizar a sua função de forma eficiente. Não sendo muito eficaz ter um processador de ultima geração quando sua memória RAM não é das maiores, ou ter um HD não muito rápido.
Como todo Cérebro tem seu Pink, neste contexto, o Pink da vez é o cooler, o processador é o componente que mais apresenta o efeito joule, e o cooler é o responsável por dissipar o calor do processador, evitando seu aquecimento excessivo ao ponto de estragar. Também é bastante necessário utilizar a pasta térmica nele e em outros componentes, e de acordo com sua placa mãe até ventilação extra como a de um cooler traseiro por exemplo.
Tipos de soquetes- na placa mãe, o processador é inserido no soquete, e cada placa mãe tem um soquete diferente para ser somente compatível com um certo tipo de processador, então na hora de comprar um processador novo, se certifique bem de que é o processador certo para o soquete que tem na sua placa mãe. Caso não seja o certo, além de não encaixar, pode causar mau funcionamento e perda de vida útil.

Estes são os padrões mais utilizados atualmente.



Tipos de processadores: existem processadores de vários tipos, que variam de acordo com sua quantidade de núcleos, suporte ao overclock e capacidade de processamento. Existem os as seguintes classificações: 

Single-core ou multi-core: quando a quantidade de núcleos varia, a quantidade de "core" define quantos núcleos o processador possui.









Arquitetura para 32 e 64 bits: os bits são contados de 2 em 2, e a cada 2 bits, pode se considerar uma via, as primeiras arquiteturas criadas para processadores eram de 4 bits, uma via enviava informações, e a outra recebia, conforme foi evoluindo a tecnologia, a quantidade de bits foi aumentando, para 8 bits, 2 vias enviavam informações ao mesmo tempo, e 2 vias recebiam ao mesmo tempo, depois 16 bits, com 4 vias enviando e 4 recebendo ao mesmo tempo, muito mais rápido que as anteriores, depois as mais atuas que seriam de 32 bits, com 8 vias enviando dados e 8 recebendo informações simultaneamente, sendo muito mais rápido de realizar tarefas antes não muito possíveis para qualquer computador, como jogos, e o mais utilizado atualmente, o de 64 bits, com 16 vias enviando e 16 vias recebendo informações simultaneamente, da forma mais eficaz possível, porém o sistema de 64 bits só tem um funcionamento eficaz com memória RAM superior a 4 GB.


Compatibilidade com o overclock: um sistema que aumenta a velociade nominal do processador, e gera um desempenho extra ao usuário, os processadores da intel que possuem esse sistema são identificados como "Unlocked", e da AMD como "Black Edition". porém esses sistemas necessitam de sistemas mais eficientes de resfriamento.

Diferenças dos principais processadores da Intel: 


O processador Dual Core é aquele que possui dois núcleos, o Quad Core possui 4 núcleos, e assim por diante. O "Core 2 Duo" é um modelo que possui dois núcleos, portanto é dual core, o "I3" possui dois núcleos, portanto é dual core, no caso dos "I5" podem ter com dois ou quatro núcleos (Dual e Quad Core), e o "I7" existem de dois, quatro e até seis núcleos (Dual, Quad e Hexa Core). A Intel tem em mãos os melhores processadores da atualidade, porém o custo é muito grande, e a maioria dos processadores usados não é da Intel no mundo.

Diferenças dos principais processadores da AMD:
O Phenom II X6 e o AMD FX-6200 Six-Core, por exemplo, são equivalentes a alguns i5 e i7 da Intel, mas têm preços mais em conta. A AMD tem ainda a vantagem de ser grande parceira de NVIDIA e IBM. Produtos com processadores AMD de alto nível costumam ter placas GeForce de alta qualidade e tecnologia de 90 nm para consumir menos energia.
Por isso, para o usuário do dia a dia ou para aquele que gosta de jogar os games mais avançados, o custo-benefício da AMD parece mais interessante. Afinal, nas linhas que são mais acessíveis para o público em geral, ela tem desempenho igual ou até melhor comparada à Intel, e apresenta preços normalmente mais baixos







Conclusão: 
Os processadores da AMD e Intel não tem muita diferença, para usuários normais, dependendo da sua necessidade, o processamento da Intel é mais rápido em relação com a AMD, comparando o processador top de cada marca, porém, quase sempre não tem a necessidade de utilizar um processador top. E AMD possui um custo bem menor, comparado a Intel, e muitas vezes tu consegue um processador da AMD muito mais potente em relação a um da Intel de mesmo valor.

Referencias bibliográficas


techtudo.com.br/
infomaniaco.com.br





Melhorando um pouco o desempenho!

Introdução: Sua querida máquina não esta como antes? Já esta meio velhinha e não sabe o que fazer para melhorar seu desempenho de uma forma sem custos? Aqui vão algumas dicas de como você fazer isto, de maneiras fáceis e diretas.
1- Diminuir a poeira interna em seu gabinete faz milagres! Mesmo que você não tenha muitos conhecimentos na área (tente com o máximo de cuidados possíveis) desengate todos cabos de traz do gabinete, abra ele, e com uma escova de cerdas macias limpe-o, se quiser se arriscar um pouco mais ou tiver certo conhecimento na área, tire alguns componentes, como o cooler, motherboard, HD, e de uma limpada mais profunda, isso fará com que os componentes do computador que estavam empoeirados não aqueçam tanto, e no caso do cooler faz com que ele ventile de forma mais rápida, sendo melhor para seu computador. Se tiver alguma região que não conseguir chegar com a escova, use um secador de cabelo que tenha vento frio.
2-  Sendo um pouco mais direto! Muitas versões do Windows investem bastante na parte gráfica, caso você use o Windows é claro, diminuindo as qualidades gráficas e configurando para o seu processador se concentrar mais na parte do desempenho, ele aumenta bastante. E se seu computador não é lá grande coisa já da alguma diferença. Os passos são os seguintes: abrir o menu do Windows e clicar com o botão direito do mouse em cima do computador e ir em propriedades, irá abrir uma pagina da opção, procure no canto esquerdo superior “configurações avançadas do sistema”, vai abrir uma nova página em que na parte do avançado irá ter o desempenho com a opção “configurações”, La você seleciona a opção “ ajustar para obter um melhor desempenho”, porém a aparência dos ícones e tudo mais vai alterar bastante, e quando você se cansar daquele modo só repetir o processo e selecionar “deixar o Windows escolher a melhor opção para o computador”.
3-    Faz tempo que você tem seu HD? O HD é dividido por setores, e muitas vezes os arquivos de uma pasta, podem estar em vários setores diferentes, por isso que de certa forma demora um pouco para carregar muitos arquivos daquela pasta meio lotada, o desfragmentador de disco serve para resolver este problema, já que a função dele é organizar o HD com a intenção de por todos arquivos de uma pasta em um único setor para ser encontrado mais rápido, na hora de execução de jogos por exemplo, ou simplesmente para abrir uma pasta com todos arquivos mais rapidamente. Você pode fazer isso simplesmente abrindo o menu do Windows e digitando “desfragmentador de disco”.
4-  Deixe o antivirus te ajudar! Em muitos casos, a lentidão para executar algo que antigamente era tão rápido pode ser suspeita de vírus, então sempre que não tiver muita coisa para fazer, deixe ele fazer uma varredura no sistema.
5-   Internet variando muito o ping? Existe um método através do prompt de comando em que você consegue visualizar como esta seu ping e suas variações por segundo, e de certa forma auxilia para ele não variar muito. Na duvida vale a pena tentar, o comando é o seguinte “ping www.google.com –t“.
6-  Diminua sua área de trabalho um pouco... se você é daquele tipo de pessoa que gosta de deixar tudo salvo na área de trabalho, saiba que isso pode influenciar na velocidade de abri-la sempre que você precisar. Não vou dizer para excluir tudo (longe de mim falar isso) mas tente salvar os arquivos que antes estavam pela área de trabalho em pastas para economizar espaços e deixar mais rápido o processo.

Conclusão: espero ter ajudado em algo, publiquei formas de melhorar o desempenho de seu computador que deram certo comigo, conforme eu for descobrindo novos métodos de melhorar o desempenho vou atualizando este post!