quinta-feira, 19 de maio de 2016

VIRUS DE COMPUTADOR E ANTIVIRUS

Os vírus ultimamente tem sido uma ameaça muito grande as nossas informações virtuais, além de incomodar muito fazendo modificações indesejadas em nossos queridos computadores. No texto abaixo você vai conhecer um pouco mais sobre estas pragas da atualidade.
O que é um vírus? Se tratam de programas criados para invadir computadores para roubar informações, fazer alterações no sistema, fazer mudanças em navegadores, e até controlar a máquina dependendo do vírus ou malware (termo mais usado), e do seu criador, que criou o malware de acordo com suas necessidades ou planos. Ele recebe este nome porque se parece muito com o vírus biológico, pois pode ser transmitido, se multiplica rápido, espera a imunidade ficar baixa para atacar, necessita de um hospedeiro, pode mata-lo kk’, porém tem cura na maioria dos casos!
Eles atuam no sistema operacional na maioria das vezes, e normalmente se escondem no disco rígido, por estarem mais seguros e serem mais difíceis de serem encontrados, pois a maioria deles são programas para se parecerem com uma extensão de aplicativos já existentes no computador e até do próprio software operacional. O malware em si, só pode causar mal ao software, e não aos hardwares do computador, no máximo que podem fazer aos hardwares é desativar o software que o faz funcionar, mas explodir ou algo do gênero não, como muitos pensam que é possível.
Como surgem? Eles podem estar escondidos em arquivos até acima de suspeita, e a maioria dos casos de infecção é por downloads, e-mails, anúncios em páginas, uso de dispositivos de mídias como HD externo e pen-drive em computadores abertos ao publico e dispositivos de terceiros com nossos computadores, estar escondidos em imagens, musicas, documentos e qual quer arquivo em geral.
Os malwares normalmente não atacam assim que entra em seu computador, ele tenta ficar o mais escondido possível, até o momento certo de atacar e poder infectar outros computadores, como em uploads e quando dispositivos de armazenamento entram em contato com a máquina em que ele se encontra.
Porque eles são criados? Bom, alguns com o intuito de espionar, outros simplesmente para fazer mal a máquina, para copiar e apagar arquivos, senhas e contas, fazer mudanças no navegador com alguma intenção lucrativa, para utilizar seu computador para dar DDOS em outros sistemas e sites para fazer com que eles caiam, entre outros casos de diversas alterações malignas que podem ocorrer no computador da vitima dependendo do criador.
Como se defender? Para quem procura proteção contra os malwares é essencial o uso de um antivírus e um firewall, para evitar ao máximo qualquer tipo de ataque, seja por vírus ou por terceiro, embora eles não sejam 100% confiáveis, não é recomendado que use mais de um firewall ou mais de um antivírus, pois eles entram em conflito quando houver a existência de mais de um no computador, acaba que nenhum defende e seu computador como deveria. Outros tipos de proteção é os anti-spywares, anti-trojans, anti-adware e anti-rootkits, que são aplicativos específicos para encontrar um tipo especifico de vírus, já que estes são um pouco mais difíceis de ser encontrado sem atacar o computador pelo antivírus.
Fazer varreduras em seu computador com o uso do antivírus periodicamente auxilia na remoção dos mesmos, manter atualizados o antivírus, firewall e o software do computador auxilia bastante para manter a proteção já que surge todos os dias malwares novos que podem não passar despercebidos com a nova atualização destas ferramentas, fiquem sempre espertos com arquivos que receber com o formato “.bat” pois é um formato para executar arquivos, não saia clicando neles querendo saber do que se trata, antes clique com o botão direito do mouse em cima e vá em editar para saber o que vai ser executado dentro do arquivo, e na duvida acesse o site www.virustotal.com para selecionar arquivos para análise de vários antivírus online sem baixar, para saber se este arquivo poderá fazer algum mal, o mesmo serve para imagens com criptografia, na duvida visualize como ela é em um bloco de notas, para saber se tem alguma criptografia nociva ali.
Tomar cuidados com anúncios que aparecem em seu navegador de internet, cuidar os e-mails que recebe, o que recebe nas redes sociais, baixar programas e arquivos em geral de sites confiáveis e conhecidos, evitar usar redes de wifi liberado ao publico, pois o “dono” da internet consegue ver quem está usando a rede pelo IP. Cuidar dispositivos de armazenamento de outros em seu computador e do seu em computador de terceiros, e se possível, fazer uma varredura neles periodicamente.
O que é um antivírus? Software que busca em um computador por arquivos maliciosos que podem ser nocivos ao computador, atualmente existe vários antivírus no mercado, e todos tem suas fraquezas, por isso é recomendado de trocar de antivírus periodicamente, para que se algum passou despercebido pelo outro, pode ser que em outro não passe, já que muitos são feitos para se parecer muito com alguma extensão do próprio antivírus. Além disso, existem os falsos antivírus, feitos para dar uma falsa segurança, e quem sabe até roubar informações e servir como o próprio vírus.
Aqui vão os 7 principais antivírus no mercado atualmente:
AVG antivírus free – gratuito e exclusivo para Windows e Mac.
Avast! Free – gratuito e exclusivo para Windows, Mac, Android e iOS.
Avira free antivírus – gratuito e exclusivo para Windows, Mac, Android e iOS.
Microsoft Security Essentials – especifico para Windows, ferramenta mais completa, proteção contra vírus, trojans e spywares.
360 Total Security
Ad-Aware free antivírus – desempenho veloz além de ocupar pouco espaço.
PSafe Total Windows – gratuito para Windows e bastante recomendado pra quem tem problemas com redes de wifi publica e procura bastante proteção neste sentido.
O que são spywares? São programas espiões, usados para coletar informações do computador da vitima sem o consentimento da mesma.
O que são adwares? Programas que tem a função de ficar pondo anúncios em nossos computadores sem nossa autorização, o que de certa forma incomoda e deixa nosso computador mais lento e conexão mais lenta.
Quais suas diferenças? Antigamente eles eram muito confundidos, até porque muitos adwares também são spywares, porém os adwares são mais amostras, e até mais fácil de ser retirado do computador, já os spywares, são mais anônimos quando usados para espionar sem o consentimento do usuário, porém são bastante usados por pais que querem saber o que seus filhos fazem no computador ou internet.
Como se livrar deles? Bom, alguns antivírus já vem com extensões que dão uma atenção maior a eles, porem se não for ao caso, o ideal é utilizar um software especifico para o adware ou spyware, você os encontram como anti-spyware ou anti-adware. E esta de sertã forma já é uma forma de prevenção, pois eles irão acusar quando forem detectados e tomar as devidas providências, as demais prevenções é o básico, cuidar o que abre, baixa e executa, muitos deles entram em nossos computadores sem nossa permissão, e normalmente quando nós entramos em algo que tenha algum malware camuflado, principalmente na web.
O que é um firewall? Em português, parede de fogo, é uma solução de segurança, baseada em software e hardware, sua função é proteger sua rede interna, da rede externa (internet), para controlar a transição de dados, e determinar o que pode ou não, ou, o que é nocivo ou não para o computador, sua função é bloquear que dados indesejados entrem no computador.



Proteção: sempre que estiver preocupado e desconfiado que tenha algum vírus em seu computador, vá á fundo, pois nenhum antivírus ou software é totalmente confiável, então na duvida, se não souber o que fazer, procure um técnico especializado na área, ou se souber no que o vírus esta influenciando no seu computador, de uma pesquisada em que tipo de vírus poderá ser, e baixe algum programa especifico para conter e retirar este vírus do seu computador.
Conclusão:
Espero que tenha ajudado em algo, talvez em até resolver o seu problema, fique esperto com o que entra em seu computador, e no que repassa para os outros. Nem o pen-drive do seu melhor amigo pode ser seguro, a maioria das vezes as pessoas nem sabem que tem algum dispositivo seu com vírus, quando repassam, ou até quando recebem um vídeo engraçado no e-mail e querem repassar, não é a intenção da pessoa infectar seu computador a maioria das vezes. Então faça com que seja rotina, fazer atualizações e varreduras em seu computador.
Bibliografias:
http://www.infowester.com/
http://br.ccm.net/
http://mundoestranho.abril.com.br/
http://www.linhadefensiva.org/
Polígrafo hacker inside – editora terra.